teatro@colegiocil.com.br



CONTATO: teatro@colegiocil.com.br / cilteatro@gmail.com



sábado, 19 de novembro de 2011

FESTIL e FESTE - Valeu Pinda!!!

Pindamonhangaba é uma pequena cidade do interior, localizada no Vale do Paraíba, com 147.034 habitantes. O nome da cidade deriva do tupi e significa "lugar onde se fazem anzóis" - pindá (anzol) + monhang (fazer) + aba (lugar). Por extensão de sentido, alguns gostam de pensar que o nome se refere ao "lugar onde o rio faz a curva", devido ao curso do Rio Paraíba do Sul ao passar pelo Bosque da Princesa.
Gosto de pensar assim também... A imagem do anzol como o curso de um rio... Ali perto já visitamos com os grupos do CIL lugares bem interessantes... Nossa "Kulturreise" (Viagem Cultural) já começava há muitos anos, andando por este Brasilzão.
Perto de Pinda já estivemos na Comunidade Nova Gokula, o maior centro Hare Krishna no Brasil. Lá conhecemos vacas sagradas pastando soltas, templos de oração, deuses azuis... Em um outro ano fomos ao Parque das Águas Claras, no Circuito Monteiro Lobato. Ali brincamos com instalações do Marquês de Rabicó, Pedrinho e Narizinho, matando a saudade de tudo aquilo. Tiramos fotos numa velha Maria Fumaça interiorana e andamos numa ponte de corda sobre o rio. Aqui fica uma dica: Monteiro Lobato é um dos melhores passaportes que podemos dar a quem queira conhecer esse país tão belo em que vivemos. O Natal vem aí... que tal um livro de Lobato brilhando novinho sob o Pinheiro de Natal?
Bom... todo esse prólogo veio para dizer o quanto somos ligados a Pindamonhangaba. Lá nossos grupos participaram de várias edições do FESTIL, Festival de Teatro Estudantil, que neste ano chegou a 16˚ Edição. O Festival, dirigido pela COOTEPI, na pessoa carinhosíssima de Ediléa Salgado Santos, nos recebeu sempre com amor, com abraços e sorrisos. Mesmo naquele ano em que ficaram sem apoio de ninguém, sem verba, eles não desistiram. Nem nós. Fomos a Pinda sempre... e o teatro acabou vencedor! A arte venceu a tristeza!
No ano passado ganhamos no FESTIL o Prêmio de 1˚ lugar de Melhor Espetáculo com a peça "Maria Borralheira" do Núcleo Experimental do CIL. Por isso, tivemos a chance de nos apresentar nesse ano no FESTE, um festival profissional de teatro (importante no circuito de festivais nacionais), que neste ano chega à 34˚ Edição. Saímos de lá com indicações aos Prêmios de Melhor Iluminação e Melhor Sonoplastia (Érika Bodstein), Melhor Atriz Coadjuvante (Carolina Rateiro Pereira e Inayá Dotta) e com o Prêmio de Melhor Atriz para Juliana Ostini.
E no FESTIL levamos neste ano as peças "A Pequena Sereia" (Turma 2) e "A Arca Arrombada" (Turma 6, o Grupo Cilzinho). Ah, "Maria Borralheira" também se apresentou no FESTIL como Grupo convidado, o vencedor do ano passado.
Ontem a van que nos transportou a Pinda chegava ao CIL por volta das 2h da manhã, com treze jovens, uma mãe e duas professoras. Todos apaixonados, todos carregando nossas caixas de Prêmios, além da felicidade pelas indicações!

Melhor Sonoplastia: indicados "A Arca Arrombada" (Adulto) e "A Pequena Sereia" (Infantil)
Melhor Iluminação: indicados "A Arca Arrombada" (Adulto) e "A Pequena Sereia" (Infantil)
Melhor Maquiagem: indicados "A Arca Arrombada" (Adulto) e "A Pequena Sereia" (Infantil)
Melhor Figurino: indicada Valéria Marchi por "A Pequena Sereia"
Melhor Direção: indicadas Valéria Marchi e Érika Bodstein por "A Pequena Sereia"
Melhor Ator Coadjuvante: indicado Martin Müller Anselment por "A Pequena Sereia"
Melhor Atriz Coadjuvante: indicadas Julia Affonso e Paloma Schulze por "A Pequena Sereia"
Melhor Atriz: indicadas Rafaella Cardoso e Raynne Jozala por "A Arca Arrombada"


PRÊMIOS do ESPETÁCULO "A Pequena Sereia":


3˚ lugar de MELHOR ESPETÁCULO


MELHOR ILUMINAÇÃO: ERIKA BODSTEIN

MELHOR MAQUIAGEM: CAROLINE GIAMPIETRO

MELHOR ATOR: FERNANDO BALBINA
          
MELHOR ATRIZ: LUMA OLIVEIRA

Sim, ganhamos vários prêmios. Mais o melhor foi estarmos ali, torcendo junto com outros jovens aprendizes. O festival levou cerca de 300 artistas à Pinda e na noite da Premiação fomos brindados com a apresentação da peça "Candinho" sobre a vida e a obra de Cândido Portinari. Fomos levados às lágrimas...
Bom a lista de Prêmios figura acima, mas o maior de todos vai para o CIL, por incentivar seu grupo de teatro, suas professoras e seus alunos sempre! Porque aprender pelo amor cala fundo em nossos corações e o que aprendemos assim, não esquecemos jamais! EVOÉ!






















Vejam fotos de nossos espetáculos nesse site. "Maria Borralheira" aparece como destaque. As outras peças podem ser encontradas no link "Fotos" e depois em "Eventos".


http://www.valenews.com.br/

Um comentário:

Dea Conti disse...

Eita, gente bonita!
Estou devendo, mesmo, assistir vocês. Até porque, vou querer autógrafos!!!
Parabéns, pessoal!!!
Parabéns CIL!!!