teatro@colegiocil.com.br



CONTATO: teatro@colegiocil.com.br / cilteatro@gmail.com



sábado, 24 de julho de 2010

Rita Lee

A vida em Londres segue bem. Sem o sol escaldante da Alemanha, sem o calor "brasileiro" de Paris, navegamos sobre o Tâmisa como se Deus tivesse providenciado todo o cenário só para nós. Chovia, uma garoa fininha... O céu cinzento revelava aos poucos os prédios, monumentos, a Torre, a London Eye... Com a mudança brusca de clima e de temperatura, alguns alunos ameaçaram uma gripe, mas já estão bem.
O Globe Theater é o melhor espaço do mundo para se fazer teatro, esta foi a impressão que tivemos ontem. Passamos o dia todo lá: workshop com Tom (um excelente ator!), visita `a exposição de cenários, figurinos, estudos de época, visita guiada às ruínas do The Rose, aulas de história da arte e da história de Londres... Depois do almoço (boa parte do grupo almoçou no The Swan, uma taberna que fica no próprio complexo do Globe) fizemos uma leitura dramática e à noite assistimos à "Comédia dos Erros". A diversão foi imensa!
Os olhos dos alunos indicavam encanto e magia. Pensamos que talvez este tenha sido, dentre todos, o mais privilegiado sentido desta viagem: o olhar. Cansados com as frequentes caminhadas (normais por toda a Europa), costumamos brincar dizendo: "estou sem pé", "eu sem batata da perna", um outro sem paciência... Tudo isto nos fazendo rir... Mas de uma coisa temos certeza: as paisagem que iluminaram nossos olhos serão matéria para uma vida inteira, lembranças, vivências que entraram em nós como um ar novo que se respira. Voltaremos para o Brasil bem diferentes do que embarcamos: traremos conosco o gosto das cerejas e dos morangos, o gosto de aprender sempre com o outro, aceitando diferenças, o cheiro dos pinheiros de Wiesbaden, o cheiro da escola e dos amigos de tão diversas nacionalidades, o som de suas línguas e risadas, brincadeiras e lágrimas. Traremos conosco, em meio à bagagem, bem guardadas no meio das camisetas da Disney, anos e anos de história do homem. Suas pegadas agora são parte de nossos pés e a cada vez que andarmos seremos outros, seremos novos, porque também aqui fizemos história! Desde já queremos agradecer aos pais por terem proporcionado a seus filhos, junto ao Grupo de Teatro do CIL, uma das mais encantadoras experiências de suas vidas!
Já estamos de saída...
Ah! O título do post, "Rita Lee", é uma homenagem a ela porque foi maravilhoso ouví-la cantando (no cd) "Michelle" (Beatles) no The Swan enquanto almoçávamos...

XXXXX.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Versailles 2

No portão dourado

Versailles

Ontem o dia começou cedo, num Shopping (uma horinha pras compras). Depois fomos ao palácio de Versailles para a visita. Foi encantador. O ouro, as tapeçarias, as obras de arte, os cristais, tudo grandioso. Ali nossa aula versou sobre a história do homem moderno: a Revolução Francesa, a Revolução Industrial, o capitalismo... Nos jardins a música invadia cada pequeno recanto e entre bustos de ninfas e imagens de Netuno os alunos se inspiravam nos ares da história... Encantador! À noite, no hotel, começava a preparação para a Disney. Bárbara e Inayá com orelhinhas de Minie... Ouvimos alguém dizer: ah, já estão eufóricos por amanhã... Com alegria lembramos dessas meninas e de muitos outros no meio da tarde, cansados, mas com os olhos brilhando, passeando pelos campos de Versailles, apaixonados por tudo aquilo. Para nós é maravilhoso vê-los hoje alegres, saindo para a Disney, mas é mais gratificante ainda tê-los visto tão apaixonados por Versailles quanto pela Disney!...

Au revoi!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Hoje

Acabamos de chegar no hotel e as crianças foram direto para a piscina. Saíram faz 5 minutinhos, às 11 da noite! Haja pique!!!

O dia começou cedo. Como ontem, saímos às 9h em ponto. Seguimos direto para a Torre Eifel. Foi um sucesso. Subimos, sem muitas filas, direto para o segundo piso e depois para o topo! Lá brindamos, entrevistamos o segurança (um rapaz muito "sem graça" rs) para a coluna "Adoooorooo" e fizemos uma foto. Alguns avistavam surpresos a Estátua da Liberdade (francesa), que é igual àquela que se encontra em NY (só que menorzinha). Em nossas aulas andarilhas explicávamos que a estátua americana fora um presente dado pelos franceses, assim como nosso Cristo Redentor!...
Depois da torre o passeio pelo Sena, no Bateaux Parisiens. Maravilhoso, ao som de músicas francesas! Aí um rápido lanchinho e seguimos para o Reino Encantado das Grifes Glamurosas... "Oh Champs-Elisees tará tará tará..."
No final da tarde partimos para o Théâtre du Soleil. Isto merecerá capítulo à parte...
Todos seguem bem, queimadinhos de sol... Hoje o dia foi quentíssimo. Amanhã Versailles nos aguarda...

Au revoir!

Foto 2

Paris!

Ontem

Ontem fomos à missa em Notredame. Muitos não puderam conter as lágrimas diante de tanta beleza. A Virgem no altar-mor, os vitrais, os padres cantando em francês, o coro de crianças (todas vestidas de azul)... O dia estava lindo, o céu azul, mas o calor um pouco menos intenso do que na Alemanha. Achamos que vcs andam ajudando daí, pedindo aos céus para as temperaturas baixem um pouco, para que a viagem seja melhor aproveitada.

De Notredame seguimos para o Louvre, pelo caminho víamos a história da cidade, da Revolução, da humanidade... Paris é de uma beleza sem fim!
Chegamos pontualmente às 13h no Louvre e almoçamos por lá. Depois começamos a visita guiada. Vimos tudo tudo sobre os gregos (com aulas comovidas sobre o início de nossa civilização). Depois seguimos para a irresistível sala onde se encontra a Monalisa. Não enfrentamos fila alguma e tivemos o privilégio de vê-la de diversos ângulos. "Veja como ela olha p. você onde quer que vc.esteja", eu dizia às crianças, que olhavam espantadas, adorando as descobertas. Nas pinturas renascentistas admiravam de perto os incríveis efeitos 3D e de luz e sombra...
Mas a festa não acabava por aí. No final da tarde seguimos para Montmatre e Sacré Coeur. Entre músicas, artistas, crepes, sanfonas e berimbaus e comprinhas, terminávamos a noite.
Hoje o dia promete. Estamos saindo para a visita à Torre Eifel.
Saudades de todos. Abraços.
Au revoir!

domingo, 18 de julho de 2010